PUBLIQUE

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

FLUXO DE CO2 DE VEGETAÇÃO INUNDADA POR REPRESAMENTO – QUANTIFICAÇÃO PRÉ ALAGAMENTO

Já está online o livro FLUXO DE CO2 DE VEGETAÇÃO INUNDADA POR REPRESAMENTO – QUANTIFICAÇÃO PRÉ ALAGAMENTO de André Luís Diniz dos Santos publicado pela Espaço Científico Livre Projetos Editoriais em http://issuu.com/espacocientificolivre/docs/fluxodeco2devegetacaoinundada
Alguns estudos recentes indicam que lagos de usinas Hidrelétricas podem emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa, pela liberação de dióxido de carbono oriundo da decomposição aeróbica de biomassa de floresta morta nos reservatórios que se projeta para fora da água, e pela liberação de metano oriundo da decomposição anaeróbica de matéria não-lignificada (plantas herbáceas das zonas de desplacamento e macrófitas).

No entanto, para quantificar a quantidade de gases de efeito estufa liberada para a atmosfera devido ao alagamento por barragens, é necessário quantificar também o fluxo de gás carbônico da vegetação que ali estava anteriormente ao represamento. Este trabalho procura descrever um método para calcular o fluxo de gás carbônico da vegetação antes de ser alagada, utilizando o SVAT de interação superfície vegetação atmosfera conhecido como ISBA baseado em Noilhan e Planton (1989); Noilhan e
Mahfouf (1996).

O SVAT ISBA consiste em seis equações diferenciais ordinárias para temperatura média na superfície, temperatura média na camada de raízes do solo, umidade na camada superficial do solo, umidade média na camada de raízes do solo, umidade média na camada de sub-raízes e água retida na vegetação, utilizando como forçantes a temperatura do ar, radiação solar incidente, umidade relativa do ar, velocidade do vento e precipitação. O modelo calcula fluxos de calor, temperatura e umidade do solo, evapotranspiração e radiação líquida na superfície. A sua rotina de cálculo para a evapotranspiração utiliza parâmetros extremamente físicos para a modelagem da condutância do estômato nas folhas, levando em conta que por tais aberturas passe apenas água.

O objetivo aqui é acoplar a rotina A-gs baseado em Jacobs (1994); Jacobs et al. (1996) ao modelo ISBA para descrever os processos fisiológicos na escala das folhas, calculando a abertura dos estômatos com parâmetros físicos e biológicos que levem em consideração a assimilação de gás carbônico pelas folhas.

Com este novo modelo chamado de ISBA-A-gs apresentado em Calvet et al. (1998); Calvet, (2000) pretende-se calcular o fluxo de gás carbônico que teria uma vegetação agora inundada, utilizando forçantes, ou seja, dados meteorológicos do período anterior ao alagamento.

Veja também a Revista Espaço Científico Livre n. 16 (out.-nov./2013), que se encontra disponível abaixo para leitura online gratuita.
A leitura da Revista Espaço Científico Livre n.16 é gratuita, mas caso queira realizar o download e contribuir com a sustentabilidade da publicação pelo valor simbólico de R$ 12,99 envie um e-mail para espacocientificolivre@yahoo.com.br para maiores informações.

A Espaço Científico Livre Projetos Editoriais convida a todos a leitura e download gratuito dos livros já publicados. A partir de agora além de baixar e ler os livros pelo Portal Issuu é possível realizar o download a partir deste Blog, bastando apenas postar um Tweet ou Facebook.

Veja os Livros já publicados e disponíveis para leitura e download gratuitos (http://issuu.com/espacocientificolivre):

DUTRA, V.C. Qualidade em atendimento e dispensação de medicamentos: referência, genérico e similar. 1ª edição. Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2012. ISBN 978-85-66434-00-2.

JUCÁ, S.C.S.; CARVALHO, P.C.M. Métodos de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos: aplicações em dessalinização. 1ª edição. Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2013. ISBN 978-85-66434-01-9.

AGUDO-PADRÓN, A.I.; VEADO, R.W. Ad-V.; SAALFELD, K. Moluscos e Saúde Pública em Santa Catarina: subsídios para a formulação estadual de políticas preventivas sanitaristas. 1ª edição. Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2013. ISBN 978-85-66434-02-6.

VILA NOVA, A.; SANTOS, E.A. Mulheres Negras: histórias de resistência, de coragem, de superação e sua difícil trajetória de vida na sociedade brasileira. 1ª edição digital: Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2013.

CRUZ FILHO, R.F. da; TEIXEIRA, Maria Francisca Simas. Avaliação do potencial biotecnológico de pigmentos produzidos por bactérias do gênero Serratia isoladas de substratos amazônicos. 1ª edição: Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2013.

SILVA, M.V. da; ARAÚJO, J.C. de. O Homem, a moradia e as águas: a condição do “morar nas águas”. 1ª edição: Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2013.

SANTOS, A.L.D. Fluxo de CO2 de vegetação inundada por represamento – quantificação pré alagamento. 1ª edição: Duque de Caxias: Espaço Científico Livre
Projetos Editoriais, 2013.

Em breve:

O ringue escolar: o aumento da briga entre meninas
Por Maíra Darido da Cunha

Transforme sua monografia, TCC, dissertação e tese em livro digital. Para saber mais envie um e-mail para espacocientificolivre@yahoo.com.br

Translate