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sábado, 18 de outubro de 2014

Revista Espaço Científico Livre n.22


Leia online gratuitamente a Revista Espaço Científico Livre n. 22 (out.-nov./2014). As normas para o envio de artigos estão na página 99 desta edição.

Veja também diversos eventos acadêmicos e informações sobre seleção de mestrado e doutorado de diversas áreas a partir da página 85 desta edição.

Nesta edição da Revista Espaço Científico Livre você encontra os seguintes artigos:

A computação quântica e o iminente fim da Era Moore
Por Antonio Arley Rodrigues da Silva, Antonio Moisés Miranda dos
Santos & Carlos Anderson Rocha dos Santos
Resumo

Este artigo visa apresentar a computação quântica de forma introdutória, consistindo conceitos básicos da computação clássica e quântica, como a Máquina de Turing, a Lei de Moore, a superposição de estados, qubits, bits algoritmos quânticos e criptografia. É realizado um comparativo entre a computação clássica e a computação quântica, mostrando as principais vantagens e desvantagens, como também a primeira empresa a fabricar os primeiros computadores quânticos comerciais. O estudo tem como objetivo principal pedagógico, voltado a um público abrangente, que não necessita de prévio conhecimento em computação quântica ou mecânica quântica.

Análise dos discursos do capítulo “formação profissional permanente dos professores” dos parâmetros curriculares nacionais (+) orientações educacionais complementares – ciências humanas e suas tecnologias
Por Edgar Gomes Júnior

Resumo

O presente artigo analisa os discursos do capítulo “Formação Profissional Permanente dos Professores” do documento Parâmetros Curriculares Nacionais mais (PCN+) do Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares – Ciências Humanas e suas Tecnologias. A escolha desse corpus de análise, apresenta-se pelo de fato ser um importante documento institucional do Governo Federal da educação básica nacional. O texto em questão é analisado a partir da teoria do Patrick Charaudeau, das visadas discursivas, dos modos de organização do discursos, a quem que ela é dirigida, qual é o contrato estabelecido além dos seus efeitos pretendidos ou desejados pelos autores. Trata-se de um documento dirigido ao professor, ao coordenador ou dirigente escolar do ensino médio e aos responsáveis pelas redes de educação básica. Um dos pontos analisados, é como o texto tenta romper uma relação de hierarquia e distanciamento do locutor com o seu destinatário, porém, logo nas primeiras manifestações percebe a presença implícita e explicita das relações como da injunção, alternando com modo descritivo e a frequente tentativa de persuasão dentro argumentação, evocando outras vozes, contidas em outros textos, como as Diretrizes Curriculares Nacionais. Outro ponto analisado é o distanciamento das propostas a prática sem um compromisso com exequibilidade ou não das propostas contidas no documento. Elas contem uma formação discursiva que pretende impressionar o seu interlocutor e os próprios setores que não lidam diretamente com a educação, mas orbitam esse espaço social, se enquadrando como potenciais leitores desse texto.

O Velho e o Mar: o desespero e a angústia de Santiago, segundo Kierkegaard
Por Amélia Jessiely Soares Bento

Resumo

O artigo trata da análise da obra O Velho e o Mar (1999), do escritor norte-americano Ernest Hemingway e visa a analisar o desespero e a angústia presentes no protagonista Santiago. O romance narra as aventuras do velho Santiago, pescador experiente que, encontrando-se há mais de oitenta dias sem conseguir pescar, lançase ao mar e tem o barco arrastado por um espadarte de mais de cinco metros. Analisado à luz do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, utilizando-se suas obras: O Conceito de Angústia (2010) e O Desespero Humano (1988), o presente artigo estabelece parâmetros, para uma melhor compreensão dos fatores envolvidos nessa delicada situação trabalhada em O Velho e o Mar (1999), a fim de se constatar o alcance das suas teses, em relação à angústia e ao desespero sentidos pelo protagonista, na obra citada.

O desperta da comunicação humana: um estudo antropológico e linguístico sobre a origem da fala
Por Giovani de Arruda Campos

Resumo

Este estudo tem como objetivo pensar a origem da fala e seus desdobramentos até a emergência da linguagem. A partir de estudos arqueológicos, antropológicos, linguísticos e outros, esta pesquisa traz à tona analise da estrutura anatômica necessária para produção da fala, as passagens evolutivas que desencadearam tais especializações, os períodos e provável localização de tal emergência, bem como sua influência no desenvolvimento de cultura oral, no surgimento de protolínguas e suas ramificações. Estudo interdisciplinar cujo propósito é se aproximar as questões elementares da comunicação oral, preenchendo lacunas históricas e conceituais, oferecendo novas teorias e bibliografias sobre o tema em questão e, com isso, contribuir para o desenvolvimento epistemológico do campo da Comunicação, mais especificamente, as disciplinas Teorias e História da Comunicação.

OUTRAS EDIÇÕES DA REVISTA ESPAÇO CIENTÍFICO LIVRE

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Abaixo segue os dois livros mais recentes publicados pela Espaço Científico Livre Projetos Editoriais:

O ARQUITETO EM FORMAÇÃO NA ERA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
OS NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DA ARQUITETURA E URBANISMO
de Cátia dos Santos Conserva

Resumo

O desenvolvimento traz ao mundo, além de conforto e comodidade, danos muito sérios ao meio ambiente pela maneira displicente pela qual fazemos usos dos recursos da terra. O Brasil, inserido em um mundo em pleno desenvolvimento, enfrenta o desafio de educar sua população para formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade em seus aspectos social, econômico e ambiental. Com a Revolução Industrial e o crescimento das cidades, os paradigmas mudaram, de uma visão ecocêntrica passamos para a busca de uma visão mais complexa, a visão da sustentabilidade. Nesse cenário, esse livro apresenta e analisa uma proposta de inserção da Educação Ambiental em uma comunidade acadêmica, na Asa Sul, Brasília-DF.

A QUESTÃO RACIAL COMO EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL
UM DEBATE NECESSÁRIO PARA O SERVIÇO SOCIAL
de Renata Maria da Conceição
Resumo

Este livro tem como objetivo contribuir com o debate acerca da temática da questão étnico racial no processo de formação em Serviço Social. Essa temática se apresenta relevante para um exercício profissional comprometido com a questão social e com a garantia dos direitos humanos. A pesquisa buscou analisar se a questão étnico-racial está inserida no processo de formação profissional em Serviço Social, com ênfase para identificar a percepção de estudantes do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília – UnB sobre a temática étnico-racial como expressão da questão social. A pesquisa realizada justifica-se pelo fato da questão racial ser uma demanda presente no cotidiano do fazer profissional do assistente social.

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