Leia online gratuitamente a Revista
Espaço Científico Livre n. 22 (out.-nov./2014). As normas para o envio de
artigos estão na página 99 desta edição.
Veja também diversos eventos acadêmicos
e informações sobre seleção de mestrado e doutorado de diversas áreas a partir
da página 85 desta edição.
Nesta edição da Revista Espaço
Científico Livre você encontra os seguintes artigos:
A
computação quântica e o iminente fim da Era Moore
Por Antonio Arley Rodrigues da Silva,
Antonio Moisés Miranda dos
Santos & Carlos Anderson Rocha dos
Santos
Resumo
Este artigo visa apresentar a
computação quântica de forma introdutória, consistindo conceitos básicos da
computação clássica e quântica, como a Máquina de Turing, a Lei de Moore, a
superposição de estados, qubits, bits algoritmos quânticos e criptografia. É
realizado um comparativo entre a computação clássica e a computação quântica,
mostrando as principais vantagens e desvantagens, como também a primeira
empresa a fabricar os primeiros computadores quânticos comerciais. O estudo tem
como objetivo principal pedagógico, voltado a um público abrangente, que não
necessita de prévio conhecimento em computação quântica ou mecânica quântica.
Análise
dos discursos do capítulo “formação profissional permanente dos professores”
dos parâmetros curriculares nacionais (+) orientações educacionais
complementares – ciências humanas e suas tecnologias
Por Edgar Gomes Júnior
Resumo
O presente artigo analisa os discursos
do capítulo “Formação Profissional Permanente dos Professores” do documento
Parâmetros Curriculares Nacionais mais (PCN+) do Ensino Médio, Orientações
Educacionais Complementares – Ciências Humanas e suas Tecnologias. A escolha
desse corpus de análise, apresenta-se pelo de fato ser um importante documento
institucional do Governo Federal da educação básica nacional. O texto em
questão é analisado a partir da teoria do Patrick Charaudeau, das visadas
discursivas, dos modos de organização do discursos, a quem que ela é dirigida,
qual é o contrato estabelecido além dos seus efeitos pretendidos ou desejados
pelos autores. Trata-se de um documento dirigido ao professor, ao coordenador
ou dirigente escolar do ensino médio e aos responsáveis pelas redes de educação
básica. Um dos pontos analisados, é como o texto tenta romper uma relação de
hierarquia e distanciamento do locutor com o seu destinatário, porém, logo nas
primeiras manifestações percebe a presença implícita e explicita das relações como
da injunção, alternando com modo descritivo e a frequente tentativa de persuasão
dentro argumentação, evocando outras vozes, contidas em outros textos, como as
Diretrizes Curriculares Nacionais. Outro ponto analisado é o distanciamento das
propostas a prática sem um compromisso com exequibilidade ou não das propostas
contidas no documento. Elas contem uma formação discursiva que pretende impressionar
o seu interlocutor e os próprios setores que não lidam diretamente com a
educação, mas orbitam esse espaço social, se enquadrando como potenciais
leitores desse texto.
O Velho e o Mar: o desespero e a
angústia de Santiago, segundo Kierkegaard
Por Amélia Jessiely Soares Bento
Resumo
O artigo trata da análise da obra O
Velho e o Mar (1999), do escritor norte-americano Ernest Hemingway e visa a
analisar o desespero e a angústia presentes no protagonista Santiago. O romance
narra as aventuras do velho Santiago, pescador experiente que, encontrando-se
há mais de oitenta dias sem conseguir pescar, lançase ao mar e tem o barco
arrastado por um espadarte de mais de cinco metros. Analisado à luz do filósofo
dinamarquês Soren Kierkegaard, utilizando-se suas obras: O Conceito de Angústia
(2010) e O Desespero Humano (1988), o presente artigo estabelece parâmetros,
para uma melhor compreensão dos fatores envolvidos nessa delicada situação trabalhada
em O Velho e o Mar (1999), a fim de se constatar o alcance das suas teses, em
relação à angústia e ao desespero sentidos pelo protagonista, na obra citada.
O
desperta da comunicação humana: um estudo antropológico e linguístico sobre a
origem da fala
Por Giovani de Arruda Campos
Resumo
Este estudo tem como objetivo pensar a
origem da fala e seus desdobramentos até a emergência da linguagem. A partir de
estudos arqueológicos, antropológicos, linguísticos e outros, esta pesquisa
traz à tona analise da estrutura anatômica necessária para produção da fala, as
passagens evolutivas que desencadearam tais especializações, os períodos e provável
localização de tal emergência, bem como sua influência no desenvolvimento de
cultura oral, no surgimento de protolínguas e suas ramificações. Estudo
interdisciplinar cujo propósito é se aproximar as questões elementares da
comunicação oral, preenchendo lacunas históricas e conceituais, oferecendo
novas teorias e bibliografias sobre o tema em questão e, com isso, contribuir
para o desenvolvimento epistemológico do campo da Comunicação, mais
especificamente, as disciplinas Teorias e História da Comunicação.
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O ARQUITETO EM FORMAÇÃO NA ERA DO DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL
OS NOVOS PARADIGMAS
DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DA ARQUITETURA E URBANISMO
de Cátia dos Santos
Conserva
Resumo
O desenvolvimento traz ao mundo, além de conforto e comodidade, danos muito sérios ao meio ambiente pela maneira displicente pela qual fazemos usos dos recursos da terra. O Brasil, inserido em um mundo em pleno desenvolvimento, enfrenta o desafio de educar sua população para formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade em seus aspectos social, econômico e ambiental. Com a Revolução Industrial e o crescimento das cidades, os paradigmas mudaram, de uma visão ecocêntrica passamos para a busca de uma visão mais complexa, a visão da sustentabilidade. Nesse cenário, esse livro apresenta e analisa uma proposta de inserção da Educação Ambiental em uma comunidade acadêmica, na Asa Sul, Brasília-DF.
A QUESTÃO RACIAL COMO EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL
UM DEBATE NECESSÁRIO
PARA O SERVIÇO SOCIAL
de Renata Maria da
Conceição
Este livro tem como objetivo contribuir com o debate acerca da temática da questão étnico racial no processo de formação em Serviço Social. Essa temática se apresenta relevante para um exercício profissional comprometido com a questão social e com a garantia dos direitos humanos. A pesquisa buscou analisar se a questão étnico-racial está inserida no processo de formação profissional em Serviço Social, com ênfase para identificar a percepção de estudantes do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília – UnB sobre a temática étnico-racial como expressão da questão social. A pesquisa realizada justifica-se pelo fato da questão racial ser uma demanda presente no cotidiano do fazer profissional do assistente social.