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Revista Espaço Científico Livre
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Espaço Científico Livre n. 23 (dez.-jan./2014-2015).
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Eventos Acadêmicos – Mestrados –
Doutorados
JANEIRO
MESTRADO EM ALIMENTOS E
NUTRIÇÃO/UNIRIO
Inscrições até 23 de janeiro de 2015.
Local: Rio de Janeiro, RJ.
Saiba mais na p. 101 da Revista
Espaço Científico Livre n. 23.
MESTRADO EM AVALIAÇÃO EM
SAÚDE/FIOCRUZ
Inscrições até 23 de janeiro de 2015.
Local: Rio de Janeiro, RJ.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1T8ZP
MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA
QUÍMICA/UFMG
Inscrições até 23 de janeiro de 2015.
Local: Belo Horizonte, MG.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1T95T
MESTRADO EM ENGENHARIA DE
PRODUÇÃO/UFPR
Inscrições até 23 de janeiro de 2015.
Local: Curitiba, PR.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1T94D
MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO
ACADÊMICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA/UEPB
Inscrições de 26 a 30 de janeiro de
2015. Local: Campina Grande, PB.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1T95Z
EDITAL DE APOIO À PRODUÇÃO
AUDIOVISUAL AFRO-BRASILEIRA
Inscrições até 30 de janeiro de 2015.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1T93U
MESTRADO EM CIRURGIA E PESQUISA
EXPERIMENTAL/UEPA
Inscrições até 30 de janeiro de 2015.
Local: Belém, PA.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1T95M
MESTRADO E DOUTORADO EM
BIOTECNOLOGIA/INMETRO
Inscrições até 31 de janeiro de 2015.
Local: Duque de Caxias, RJ.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1T95F
MESTRADO EM RELAÇÕES
INTERNACIONAIS/UEPB
Inscrições até 31 de janeiro de 2015.
Local: João Pessoa, PB.
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PRÊMIO BARCO A VAPOR (PREMIO EL BARCO
DE VAPOR)
Com o objetivo de revelar novos
autores, estimular a criação literária nacional e proporcionar aos jovens
leitores o acesso a textos de qualidade e inéditos.
Premiação: R$ 40.000,00 e publicação
de livro.
Inscrições até 31 de janeiro de 2015.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1T8ZB
FEVEREIRO
EXPOSIÇÃO CIDADE ACESSÍVEL
Até 01 fevereiro de 2015. Local: Rio
de Janeiro, RJ.
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Espaço Científico Livre n. 23.
MESTRADO EM CIÊNCIAS
FISIOLÓGICAS/UECE
Inscrições até 02 de fevereiro de
2015. Local: Fortaleza, CE.
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PROJETO DESAFIO SUSTENTABILIDADE
Como Reduzir os Gastos com o Consumo
de Água nas Instituições Federais de Ensino?
Inscrições até 03 de fevereiro de
2015.
Como Reduzir os Gastos com o Consumo
de Energia Elétrica nas Instituições Federais de Ensino?
Inscrições até 05 de fevereiro de
2015.
Saiba mais na p. 103 da Revista
Espaço Científico Livre n. 23.
SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA CONCESSÃO
DE BOLSAS PARA GRADUANDO E DOUTOR EM DIREITO
Para o Projeto “Condicionantes
institucionais ao investimento em infraestrutura”.
Inscrições até 04 de fevereiro de
2015. Local: Brasília, DF.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1T948
MESTRADO EM FILOSOFIA/UFPA
Inscrições até 06 de fevereiro de
2015. Local: Belém, PA.
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V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA
De 09 a 11 de fevereiro de 2015.
Local: Campinas, SP.
Saiba mais na p. 105 da Revista
Espaço Científico Livre n. 23.
MESTRADO E DOUTORADO EM BIOLOGIA
MARINHA E AMBIENTES COSTEIROS/UFF
Inscrições até 11 de fevereiro de
2014. Local: Niterói, RJ.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1TA5U
EDITAIS PARA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
INDEPENDENTE DE LONGAS-METRAGENS DE BAIXO ORÇAMENTO E DOCUMENTÁRIOS
Inscrições até 27 de fevereiro de
2015.
Saiba mais em: http://boo-box.link/1T903
MARÇO
SEMINÁRIO INTERAMERICANO DE
CONTABILIDADE
De 12 a 13 de março de 2015. Local:
Maceió, AL.
Saiba mais na p. 103 da Revista Espaço
Científico Livre n. 23.
XI REUNIÃO BRASILEIRA DE
CLASSIFICAÇÃO E CORRELAÇÃO DE SOLOS
De 14 a 21 de março de 2015. Local:
RR.
Saiba mais na p. 104 da Revista
Espaço Científico Livre n. 23.
SEMINÁRIO DE BIOÉTICA
De 20 a 22 de março de 2015. Local: Curitiba,
PR.
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Espaço Científico Livre n. 23.
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CIENTÍFICO LIVRE n.23. ENVIE TAMBÉM INFORMAÇÕES SOBRE EVENTOS ACADÊMICOS
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Artigos Científicos
Na Revista Espaço Científico Livre
n.23 você encontra os seguintes artigos:
EFEITO HOMEOPÁTICO E LARVICIDA DO
ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon nardus CONTRA O Aedes aegypti
Por Giorgia Gomes Pereira, Francisco
Martinelli Bergamaschi & Maurílio Parente Brandão Barbosa
Resumo
O objetivo deste trabalho foi o
estudo da atividade homeopática e larvicida do óleo essencial de Cymbopogon
nardus (citronela) contra o Aedes aegypit. O óleo essencial mostrou um
potencial larvicida com CL50 e CL90 com 3,68 e
4,52mg/mL, respectivamente. De uma forma geral, as dinamizações homeopáticas
interferiram no ciclo evolutivo do A. aegypti. Todas as dinamizações, ao final
do período de observação, aceleraram a evolução para a fase de mosquito frente
ao controle. Os resultados demonstram que as diluições do óleo essencial de C.
nardus foram promissoras e que podem ser utilizados como alternativa para o
controle do A. aegypti.
HOMEOPATHIC AND LARVICIDE EFFECT OF ESSENTIAL OIL FROM Cymbopogon nardus
AGAINST THE Aedes aegypti
By Giorgia Gomes Pereira, Francisco Martinelli Bergamaschi &
Maurílio Parente Brandão Barbosa
Abstract
The objective of this work was the study of homeopathic and larvicide
activity of Cymbopogon nardus (lemongrass) against Aedes aegypti. The essential
oil showed a potential larvicidal with LC50 and LC90 of
3.68 and 4.52mg/mL, respectively. In general, the homeopathic dynamizations
interfered in the life cycle of A. aegypti. All dynamizations at the end of
observation period, accelerated the evolution for the mosquitoes level against
control. The results showed that dilutions of essential oil of C. nardus were
promissing and can be used as an alternative for the A. aegypti control.
A CENTRALIDADE URBANA EM PETRÓPOLIS
Por Aramis Cortes de Araujo Junior
Resumo
Este artigo visa contribuir para
entender o processo de formação de novas centralidades no município de
Petrópolis (RJ) a partir de um cenário marcado pelo esvaziamento industrial
após o processo de perda de centralidade da metrópole carioca, o que ajudou e
muito a afetar a economia petropolitana. Para tal objetivo, buscamos resgatar
um pouco da formação histórica, geográfica e industrial do município de
Petrópolis e, após, discutir o surgimento de um novo distrito importante –
Itaipava – que se dedica aos serviços como principal setor econômico.
THE URBAN CENTRALITY IN PETRÓPOLIS
By Aramis Cortes de Araujo Junior
Abstract
This article aims to contribute to the understanding of the process of
formation of new centers in the city of Petrópolis (RJ), based on a scenario
marked by industrial hollowing after the process of de-centering of the Rio
metropolis, which helped a lot to affect the economy Petropolitan. To
this goal, we seek to rediscover some of the historical, geographical and
industrial training of municipality of Petrópolis and then discussing the
emergence of an important new district – Itaipava – dedicated to services as
the main economic sector.
ÁRVORE GERADORA DE CUSTO MÍNIMO:
ESTUDO E APLICAÇÃO DO ALGORITMO DE PRIM
Por Carlos Estevão Bastos Sousa
Resumo
O presente artigo possui o objetivo
de estudar e aplicar algoritmo guloso (encontra a melhor solução viável a cada
iteração, ou seja, não “pensa” nas consequências) de Prim (1957), um dos
principais algoritmos aplicados para solucionar o problema da Árvore Geradora
de Custo Mínimo (MST, do inglês Minimum Spanning Tree): um clássico problema de
otimização combinatória que como o próprio nome já diz, tem a intensão de, dado
um determinado grafo conexo, encontrar uma árvore (grafo não direcionado,
conexo e acíclico) que ligue todos os vértices conectando-os através do menor
caminho possível (arestas com menor valor), o MST, apesar de sua proposta
simples, possui diversas aplicações, tais como: redes de dados, ferrovias,
circuitos elétricos, mapas, entre outras.
MINIMUM SPANNING TREE COST: STUDY AND IMPLEMENTATION OF PRIM'S ALGORITHM
By Carlos Estevão Bastos Sousa
Abstract
The present article has the objective to study and apply greedy
algorithm (find the best feasible solution at each iteration, ie not
"think" the consequences) of Prim (1957), one of the main algorithms
applied to solve the problem of Spanning Tree Least Cost (MST): a classic
combinatorial optimization problem which as the name implies, has the intention
of, given a certain connected graph, find a tree (undirected graph, connected
and acyclic) that connect all vertices connecting them via the shortest path possible
(edges with lower value), the MST, despite its simple proposal has several
applications, such as data networks, railways, electrical circuits, maps, among
others.
UMA NOVA PROPOSTA PARA O ENSINO DA
DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL DO CEARÁ
Por Rhyan Ximenes de Brito, Francisco
Célio da Silva Santiago & Janaide Nogueira de Sousa
Resumo
O presente artigo visa apresentar a
importância dos objetos de aprendizagem como ferramentas de apoio ao ensino da
disciplina de programação orientada a objeto, dando ênfase aos softwares Alice
e Greenfoot, utilizados como propostas de ensino no que concerne ao
entendimento e usabilidade de um dos mais importantes paradigmas
computacionais, utilizados para o desenvolvimento de softwares. Nesses termos o
estudo sugere uma investigação sobre a utilização dessas ferramentas de forma a
evidenciar seu aspecto funcional e facilitador da aprendizagem dos discentes
frente às dificuldades observadas durante o processo de ensino e aprendizado.
Deve-se salientar que a pesquisa foi fundamentada com base na coleta de dados
obtidos através de questionários que foram direcionados aos docentes da Rede
Estadual de Educação Profissional nos cursos técnicos em Informática e Redes de
Computadores, onde pôde ser observada a importância das ferramentas citadas no
trabalho.
A NEW PROPOSAL OF THE TEACHING OF THE DISCIPLINE OBJECT ORIENTED
PROGRAMMING IN VOCATIONAL EDUCATION STATE SCHOOLS FROM CEARÁ
By Rhyan Ximenes de Brito, Francisco
Célio da Silva Santiago & Janaide Nogueira de Sousa
Abstract
This article intends to present the importance of the learning
objectives as support tools to the teaching of the discipline programming
orientated to the object, with emphasis in Alice and Greenfoot softwares,
used as teaching proposes concerning to the understanding and usability of one
of the most important computation paradigms utilized to the development of
softwares. In these terms, the study suggests an investigation about the
utilization of these tools so that gives evidence in its functional and facilitator
aspects of student’s learning facing the difficulties observed during the
learning and teaching process. It must be accentuated that the research was
substantiated in data collect obtained through of questionnaires that were
directed to instructors from the State Professional Education Network in the
Informatics and Networks Technical Courses, in which it was possible to observe
the importance of the tools mentioned in this research.
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