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domingo, 17 de maio de 2015

ENVIE SEU ARTIGO CIENTÍFICO - EVENTOS ACADÊMICOS

ENVIE SEU ARTIGO CIENTÍFICO PARA A REVISTA ESPAÇO CIENTÍFICO LIVRE

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Revista Espaço Científico Livre v.5 n.2 abr.-maio 2015

A edição atual da Revista Espaço Científico Livre já está disponível para leitura gratuita online em <http://www.espacocientificolivre.com/>.

Nesta edição estão publicados os seguintes artigos científicos:

A PAISAGEM URBANA A CAMINHO DA ESCOLA: LEITURAS E NUANCES SOB O OLHAR DOS ALUNOS
Por Josélia Carvalho de Araújo e Moacir Vieira da Silva

COMPARAÇÃO DA ARQUITETURA HISTÓRICA ITALIANA E BRASILEIRA- CONTEXTO HISTÓRICO E INFLUÊNCIAS: ESTUDO DE CASO NA BAHIA
Por Jamille Freitas Fiuza e Francisco Gabriel Santos Silva

AVALIANDO A ACESSIBILIDADE DE PORTAIS DE NOTÍCIAS ONLINE COM O SOFTWARE ASES (AVALIADOR E SIMULADOR PARA A ACESSIBILIDADE DE SÍTIOS)
Por Carlos Estevão Bastos Sousa, Juliana Gomes Fontinele e Marques Jordão Santos da Silveira

ELICITAÇÃO DE REQUISITOS DE SOFTWARE: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA ENTRE PROTOTIPAÇÃO E ENTREVISTA
Por Janaide Nogueira de Sousa Ximenes, Rosaria Olivindo dos Santos, Rhyan Ximenes de Brito e Fábio José Gomes de Sousa

EVENTOS ACADÊMICOS

A Revista Espaço Científico Livre também divulga diversos eventos e concursos acadêmicos, como mestrados, doutorados e concursos de diferentes áreas.

Abaixo estão descritos alguns eventos e concursos acadêmicos que serão realizados em maio/2015. Na Revista Espaço Científico Livre você pode ter mais informações sobre estes e outros eventos e concursos.

MAIO/2015

VI SEMINÁRIO NACIONAL SOCIOLOGIA & POLÍTICA/UFPR
Saiba mais na p. 91 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

I CONGRESSO NACIONAL DE PROGRAMAS EDUCATIVOS PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Saiba mais na p. 91 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

EXPOFARMASUL 2015
Saiba mais na p. 81 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA
Saiba mais na p. 91 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS NATURAIS NO SEMIÁRIDO
Saiba mais na p. 85 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

MESTRADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/USP
Saiba mais na p. 85 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

JUNHO/2015

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CATARATA E CIRURGIA REFRATIVA
Saiba mais na p. 82 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS SAÚDE/UFRN
Saiba mais na p. 82 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

VII SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - SIMFOP
Saiba mais na p. 85 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

14º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Saiba mais na p. 86 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE
Saiba mais na p. 82 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA
Saiba mais na p. 86 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Saiba mais na p. 91 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

Saiba mais sobre esses e outros eventos acadêmicos na Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

Envie também informações sobre eventos acadêmicos para espacocientificolivre@yahoo.com.br.

TRANSFORME SEU TCC, DISSERTAÇÃO E TESE EM LIVRO DIGITAL

Espaço Científico Livre Projetos Editoriais é uma editora especializada em publicar livros de conteúdo técnico-científico, transforme seu trabalho acadêmico, TCC, dissertação e tese em livro digital com ISBN.

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A Espaço Científico Livre Projetos Editoriais apresenta Conselho Editorial formado por docentes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Leia e baixe gratuitamente os livros publicados pela Espaço Científico Livre Projetos Editoriais em http://www.espacocientificolivre.com.

domingo, 3 de maio de 2015

Revista Espaço Científico Livre V.5 N.2 - abr.-maio, 2015


A nova edição da Revista Espaço Científico Livre já está disponível para leitura gratuita online em nosso novo site <http://www.espacocientificolivre.com/>.

Nesta edição estão publicados os seguintes artigos científicos:

A PAISAGEM URBANA A CAMINHO DA ESCOLA: LEITURAS E NUANCES SOB O OLHAR DOS ALUNOS
Por Josélia Carvalho de Araújo e Moacir Vieira da Silva

Resumo

A paisagem, um dos conceitos fundantes da geografia, tem como uma das suas formas de apreensão, o olhar, apesar de poder ser apreendida igualmente por outros sentidos humanos. Assim, centrado no olhar dos alunos do Ensino Fundamental, Séries Finais, do Instituto Sonho Colorido, Mossoró, Rio Grande do Norte, esse trabalho desenvolveu experiências de apreensão da realidade urbana da Cidade de Mossoró (RN) por parte dos referidos alunos, em seu percurso entre a casa e a escola. O objetivo é evidenciar a capacidade de apreensão e elaboração de conteúdos por parte do estudante na Educação Geográfica, aportando tais apreensões em teoria que dê suporte à construção deste conhecimento. A metodologia consistiu, num primeiro momento, no registro textual verbal e não verbal da apreensão da realidade, seguido de apresentação em sala de aula e discussão. Uma vez cumprida essa etapa, foram realizadas leituras sobre o conceito de paisagem, igualmente seguida de discussão em sala. Os resultados buscados foram parcialmente atingidos, uma vez que coloca em prática um projeto acadêmico sobre produção do conhecimento na escola, selando uma parceria entre o Estágio Supervisionado Obrigatório no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do RN e o seu campo de estágio. Da experiência, ficou evidenciada uma prática de ensino centrada no sujeito, o qual, uma vez estimulado e apenas acompanhado – não substituído pelo professor –, é capaz de construir efetivamente conhecimento.

Palavras-chave: Paisagem Urbana. Estágio. Construção do Conhecimento.

Leia grátis o artigo completo na Revista Espaço Científico Livre v. 05 n. 02: http://boo-box.link/1UT1K

COMPARAÇÃO DA ARQUITETURA HISTÓRICA ITALIANA E BRASILEIRA- CONTEXTO HISTÓRICO E INFLUÊNCIAS: ESTUDO DE CASO NA BAHIA
Por Jamille Freitas Fiuza e Francisco Gabriel Santos Silva

Resumo

O Brasil sempre foi um país marcado pela presença de estrangeiros desde a sua colonização. Foi possível aprender e aproveitar com os imigrantes, que vieram para o país técnicas, novos métodos e conhecimentos em geral, como aconteceu com a arquitetura brasileira. Para este trabalho analisa-se a interferência da imigração italiana. Divide-se essa presença italiana em dois momentos: em um primeiro momento marcado pelo período colonial na presença de fortificações, que foram utilizados conhecimento de engenheiros militares italianos para a sua construção; e em outro momento que foi o período eclético, quando a população imigrante italiana se alojou em diversas regiões do Brasil e colaborou com o avanço e desenvolvimento da arquitetura brasileira influenciando-a do seu modo. Utilizou-se de modelos arquitetônicos do passado para se reproduzir desejos do presente, com estes modelos do passado vieram novas técnicas e modos de construir. Para preservar a arquitetura de uma época é necessário conhecer mais sobre ela, sobre o material empregado e o modo que foi aplicada.

Palavras-chave: Arquitetura. Itália. Brasil. Ecletismo.

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AVALIANDO A ACESSIBILIDADE DE PORTAIS DE NOTÍCIAS ONLINE COM O SOFTWARE ASES (AVALIADOR E SIMULADOR PARA A ACESSIBILIDADE DE SÍTIOS)
Por Carlos Estevão Bastos Sousa, Juliana Gomes Fontinele e Marques Jordão Santos da Silveira

Resumo

A informação é um fator de grande importância para todos e é algo que não deve ser restrito. De acordo com a Lei nº. 7.724, art. 8º: Os sítios na Internet dos órgãos e entidades deverão, em cumprimento às normas estabelecidas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atender aos seguintes requisitos, entre outros: [...] VIII - garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência. Pensando desta forma, o presente artigo tem o objetivo de testar não apenas os sítios dos órgãos e entidades, mas os principais portais de notícias, que como o próprio nome já informa, são fontes de informação e assim, também de grande importância para todos. É fato de que na maioria dos casos, o programador/designer elabora um sítio eletrônico e acaba, por muitas vezes, esquecendo que a informação é direito da população em sua totalidade. No entanto, pessoas com problemas/deficiências como: hipermetropia, miopia, daltonismo, catarata, glaucoma e retinopatia acabam por serem excluídas deste direito. Pensando nesta problematização, o presente artigo documentará o teste de vários sites de notícias utilizando o software do governo ASES com o intuito de que o leitor deste documento possa conhecer seus direitos ou de outrem e para os profissionais/empresas que criam estes portais possam garantir o direito de informação a essa parcela da sociedade, independente das especificidades de cada um.

Palavras-chave: Testes. Acessibilidade. Sites. Deficiência visual.

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ELICITAÇÃO DE REQUISITOS DE SOFTWARE: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA ENTRE PROTOTIPAÇÃO E ENTREVISTA
Por Janaide Nogueira de Sousa Ximenes, Rosaria Olivindo dos Santos, Rhyan Ximenes de Brito e Fábio José Gomes de Sousa

Resumo

A elicitação dos requisitos corresponde a fase inicial da engenharia de requisitos e envolve algumas atividades de descoberta dos requisitos. A elicitação de requisitos possui várias técnicas que auxiliam este processo, já que é um processo onde possui muitas dificuldades, dentre elas estão: os usuários podem não ter conhecimento suficiente para definir as necessidades do sistema, não existir tempo suficiente para o processo, alguns usuários podem sentir aversão ao novo sistema e fornecer informações errôneas ou até mesmo negarem-se a participar do processo de análise, entre outras dificuldades. Podemos assim observar que a elicitação de requisitos é fundamental no processo de desenvolvimento de qualquer software, dessa forma o presente trabalho abordará uma comparação entre duas técnicas que são as mais relevantes e utilizadas pelo engenheiro de requisitos ou analista de sistemas. As técnicas de elicitação surgiram para ajudar a identificar os requisitos junto aos usuários. Uma técnica deve explorar características específicas do problema sendo tratado no desenvolvimento de um sistema. Existem técnicas próprias para se chegar a um entendimento sólido sobre o que o sistema deve ter e fazer, mas o passo inicial é saber se já existe um, e se existe, o que existe nele que funciona bem e o que não funciona, assim, evita-se o retrabalho, diminuindo os custos e o tempo. Ainda que a elicitação de requisitos seja a primeira atividade a ser realizada, esta não ocorre exclusivamente uma vez, ou seja, as demais etapas da engenharia de requisitos podem conter a elicitação de requisitos.

Palavras-chave: Requisitos. Prototipação. Entrevista.

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ABSTRACTS:

THE URBAN LANDSCAPE SCHOOL PATH:
READINGS AND SHADES UNDER THE LOOK OF STUDENTS
By Josélia Carvalho de Araújo and Moacir Vieira da Silva
  
The landscape, one of the fundamental concepts of geography, has as one of its forms of seizure, the look, although it can be perceived also by other human senses. So focused on the look of elementary school students, Final Series of the Instituto Sonho Colorido, Natal, Rio Grande do Norte, this work developed seizure of experiences of urban reality of the city of Mossoró (RN) by those students in their route between home and school. The goal is to show the seizure of capacity and development of contents by the student in Geographic Education, providing such seizures in theory that supports the construction of this knowledge. The methodology consisted, at first, in verbal and non-verbal verbatim record of the apprehension of reality, followed by presentation and discussion in the class room. Once this step accomplished, there were readings on the concept of landscape, also followed by a discussion in class. The searched results were partially achieved, since it puts in place an academic project on production of knowledge in school, sealing a partnership between the Supervised Internship Required in Degree in Geography from the Universidade do Estado do RN and your training field. From experience, the authors emphasize a teaching practice centered on the subject, which, once stimulated and accompanied only – not replaced by teacher – is able to effectively build knowledge.

Keywords: Townscape. Stage. Building Knowledge.

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COMPARISON OF BRAZILIAN AND ITALIAN HISTORIC ARCHITECTURES - HISTORICAL CONTEXTO AND INFLUENCES:
A CASE STUDY IN BAHIA
By Jamille Freitas Fiuza and Francisco Gabriel Santos Silva
  
Brazil has always been a country marked by the presence of foreigners since its colonization. It was possible to learn and enjoy the immigrants who came to the country, the techniques, new methods and knowledge in general, as happened in Brazilian architecture. This stronger Italian presence was divided in two stages: at first marked by the colonial period in the presence of fortifications, which were used knowledge of Italian military engineers for its construction, and at another time it was the eclectic period, when the immigrant Italian population lodged in various regions of Brazil and collaborated with the advancement and development of Brazilian architecture influencing it their way, which used architectural models of the past to reproduce their current desires, these models of the past, with which came new techniques and ways to build. To preserve the architecture of a time you need to know more about it on the material used and the way it was applied.

Keywords: Architecture. Italy. Brazil. Eclecticism.

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ASSESSING THE ACCESSIBILITY OF ONLINE NEWS PORTALS WITH ASES SOFTWARE (ASSESSOR AND SIMULATOR FOR SITES OF ACCESSIBILITY)
By Carlos Estevão Bastos Sousa, Juliana Gomes Fontinele and Marques Jordão Santos da Silveira

Information is a big factor of importance for everyone and is something that should not be restricted. According to Law nº. 7724, art. 8: The websites of the agencies and entities shall, in compliance with the standards established by the Ministry of Planning, Budget and Management, meet the following requirements, among others: [...] VIII - ensure the accessibility of content for people with disabilities. Thinking this way, this article aims to test not only the sites of bodies and agencies, but the main news portals, which as its name tells, are sources of information and thus also of great importance for everyone. It is a fact that in most cases, the programmer/designer prepares an electronic site and over, many times, forgetting that the right information is the population as a whole. However, people with problems / deficiencies as hyperopia, myopia, color blindness, cataracts, glaucoma and retinopathy end up being excluded from this right. Thinking about this questioning, this article will document the test of various news sites using the software ASES government in order that the reader of this document to know their rights or of others and for professionals / companies that create these portals can guarantee right to information to this segment of society, regardless of the specifics of each.

Keywords: Tests. Accessibility. Websites. Visual impairment.

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ELICITATION SOFTWARE REQUIREMENTS:
APPROACH BETWEEN LITERATURE AND PROTOTYPING INTERVIEW
By Janaide Nogueira de Sousa Ximenes, Rosaria Olivindo dos Santos, Rhyan Ximenes de Brito and Fábio José Gomes de Sousa

The elicitation of requirements corresponds to the initial phase of engineering requirements and involves some discovery activities requirements. The requirements elicitation has several techniques that assist this process, since it is a process which has many difficulties, among them are: users may not have enough knowledge to define the system requirements, there is not enough time for the process, some users may feel aversion to the new system and provide erroneous information or even refusing to participate in the review process, among other difficulties. We can also observe that the elicitation of requirements is essential in any software development process, so discuss a comparison of two techniques that are the most relevant and used by the requirements engineer or systems analyst. The elicitation techniques have emerged to help identify the requirements with users. One technique is to exploit specific characteristics of the problem being addressed in the development of a system. There are proper techniques to reach a solid understanding of what the system should have and do, but the first step is to know if there is already one, and if there is, what is it that works well and what does not work as well, avoids rework, reducing the costs and time. Although the requirements elicitation is the first activity to be held, this does not occur exclusively once, that is, the remaining steps of the engineering requirements may contain the requirements elicitation.

Keywords: Requirements. Prototyping. Interview.

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QUANTO VALE A SUA FÉ? A TENDÊNCIA CAPITALISTA DA FÉ EVANGÉLICA FORTALEZENSE NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS
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Este livro oferece uma análise sociológica, antropológica, teológica e, sobretudo histórica sobre a relação entre crença e dinheiro no Ocidente, e que tem se exacerbado em um mundo capitalista como o nosso, do qual faz parte a cidade de Fortaleza.

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EVENTOS ACADÊMICOS

A Revista Espaço Científico Livre também divulga diversos eventos e concursos acadêmicos, como mestrados, doutorados e concursos de diferentes áreas.

Abaixo estão descritos alguns eventos e concursos acadêmicos que serão realizados em maio/2015. Na Revista Espaço Científico Livre você pode ter mais informações sobre estes e outros eventos e concursos.

MAIO/2015

MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS/UFMG
Inscrições até 08 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 81 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

MESTRADO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS SUSTENTÁVEIS/IFG
Inscrições até 08 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 85 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
De 12 a 15 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 90 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

III SIMP. INTERN. LAVITS: VIGILÂNCIA, TECNOPOLÍTICAS, TERRITÓRIOS
De 13 a 15 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 90 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/UFRN
Até 14 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 85 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

X CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DST & VI CONGRESSO
BRASILEIRO DE AIDS
De 17 a 20 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 81 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

8º CONGRESSO DO INSTITUTO FRANCO-BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
De 18 a 19 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 90 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

VI SEMINÁRIO NACIONAL SOCIOLOGIA & POLÍTICA/UFPR
De 20 a 22 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 91 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

VI SEMINÁRIO NACIONAL SOCIOLOGIA & POLÍTICA: "RELEITURAS CONTEMPORÂNEAS: O BRASIL NA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS"
De 20 a 22 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 91 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

I CONGRESSO NACIONAL DE PROGRAMAS EDUCATIVOS PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
De 20 a 23 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 91 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

EXPOFARMASUL 2015
De 21 a 23 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 81 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA
De 26 a 28 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 91 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS NATURAIS NO SEMIÁRIDO
De 27 a 29 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 85 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K

MESTRADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/USP
Inscrições até 29 de maio de 2015.
Saiba mais na p. 85 da Revista Espaço Científico Livre em: http://boo-box.link/1UT1K


Envie também informações sobre eventos acadêmicos para espacocientificolivre@yahoo.com.br.

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